Juniper

Segyu Rinpoche em Porto Alegre

Em abril de1996 fui até São Paulo assistir ensinamentos e conhecer meu mestre: Segyu Rinpoche. Em 1997 eu convidei Segyu Rinpoche para uma programação em Porto Alegre. Formou-se um grupo de estudos e meditação. Em abril de 2000, funda-se uma entidade para estudo e pratica do budismo tibetano, é na sua sede que o trabalho de traduções  e estudos se intensificam. O objetivo estratégico era criar uma instituição educacional, um tipo de escola de filosofia budista. Escolheu-se por compor um currículo que foi adaptado das escolas monásticas Guelupas criada pelo reformador Tsongkahapa.

História_foto_1

Foram 15 livros traduzidos, revisados e estudados através de metodologia desenvolvida pela instituição. Por volta de 2003 a 2005 nosso grupo de tradutores e revisores era composto por 12 integrantes.

Dezenas de retiros de meditação foram realizados, programações semanais  e atividades anuais com Segyu Rinpoche e outros mestres vindo da índia e Nepal.

História_foto_2

A partir de 2007 começamos a redirecionar nossa orientação visando compreender e praticar a filosofia budista desagregada da cultura tibetana. Começamos um ciclo de estudos comparativos do budismo com temas contemporâneos, tais como neurociência, ciências cognitivas, filosofia da mente, teoria da complexidade e outras psicologias.

Em virtude da longa transição e novos desafios em  2014 o grupo se desfez,  em breve novas atividades poderão ser retomadas.

Segyu Rinpoche

rinpoche_foto_3

Nascido no Rio de Janeiro, Rinpoche formou-se em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e também se tornou mestre na rica tradição de cura do Brasil. Em 1983, Rinpoche mudou-se para os Estados Unidos e pouco depois foi reconhecido pelo 98º Gaden Tri Rinpoche, o chefe espiritual da Escola Gelug do Budismo Tibetano, como mestre e detentor de uma renomada linhagem budista tibetana conhecida como Segyu.

O professor principal de Rinpoche foi Kyabje Lati Rinpoche (1922-2010), um dos mestres mais aclamados do budismo tibetano dos últimos tempos e ex-abade do famoso mosteiro de Gaden Shartse no Tibete. Rinpoche passou mais de trinta anos estudando sob orientação de  Kyabje Lati Rinpoche, e outros mestres tibetanos. Durante sua joranada Rinpoche  coletou  a antiga sabedoria dos  métodos e práticas de cura do pensamento budista tibetano. Em conjunto com este treinamento, Rinpoche estudou extensivamente Medicina Tibetana, em 2013 completando um curso tradicional de medicina tibetana de três anos com o Centro de Educação de Medicina Tibetana, Milão, Itália.

Tendo ensinado a meditação a muitos estudantes em todo o mundo, desde 2003 Rinpoche dedicou seus esforços para estabelecer Juniper como uma autêntica tradição de meditação para a cultura contemporânea, e ensinar os fundadores de Juniper e outros para manter e perpetuar esta tradição. Rinpoche também dirige a Clínica Juniper Integrative Care e co-desenvolve o conteúdo e as práticas da Juniper.

Fundação Juniper – São Francisco, CA – saiba mais em www.juniperpath.org

Baixe os textos em português produzidos pela Fundação Jumiper:

Despertar a Mente

A premissa do treinamento Budista é que, visto que a qualidade da experiência é determinada pela mente, pelo treinamento da mente podemos mudar a qualidade da nossa experiência.

Baixe o texto completo em PDF

Herdeiros do insight

Onde quer que os métodos budistas tenham criado raízes – em lugares como Índia, China e Tibet – decorreu um extenso período de integração aos padrões culturais locais.

Baixe o texto completo em PDF

Um Paradigma Moderno

Integrando o pensamento budista ao conhecimento moderno.

Baixe o texto completo em PDF

Guia – Aprender a Meditar

Meditação é a base do treinamento da mente. Ela compreende uma coleção rica de práticas que cultivam foco, estabilidade, discernimento e conscienciosidade.

Baixe o texto completo em PDF

História

De 1994 a 2002, em uma pequena casa de campo em Sebastopol, na Califórnia, Segyu Rinpoche liderou um centro budista tibetano tradicional. Altos lamas do Tibete visitavam regularmente e se maravilharam com sua autenticidade e potência, e estudantes vinham de todo o mundo para meditação e retiros.

Segyu Rinpoche foi treinado nos mais altos níveis da tradição tibetana Gelugpa, passando mais de 30 anos sob a tutela de Kyabje Lati Rinpoche, um dos mestres mais renomados do budismo tibetano.

No entanto, Segyu Rinpoche e quatro de seus alunos achavam que era possível ter um impacto e difusão maior dessas práticas. Eles acreditavam que isso exigiria algo diferente, uma nova abordagem que revesse as influencias religiosas e culturais do passado, abraçasse os novos conhecimentos e descobertas e dialogasse com os tempos contemporâneos.

A partir de 14 de janeiro de 2003, Rinpoche e os quatro alunos se propuseram a examinar como realizar a tarefa de tornar acessível a essência dessas práticas na vida contemporânea.

Histporia_Juniper_1

Cada um acreditava que a meditação é um esforço antemporal para refinar nossa experiência como seres humanos, e para cultivar o melhor do nosso potencial.

Seu trabalho incluiu dissecar a tradição como transmitida do passado, identificando os princípios e preceitos que não mais resistem ao teste do conhecimento contemporâneo, e abraçando as afirmações e descobertas da ciência onde suplantam claramente as visões mais antigas.

Dez anos depois, o resultado é Juniper, uma escola de meditação em que a sabedoria ea experiência de uma tradição de meditação de longa data são apresentadas em uma forma secular, adaptada à cultura moderna, conhecimento e sensibilidade.

Os invólucros culturais e religiosos foram extraidos, respeitando  a essência deste caminho é sobre como desfazer dogmas limitantes e desbloquear o potencial da mente possa pairar alegre e livremente em um mundo em constante mudança.

Histpria_juniper_2

A história de Juniper continua a se desenrolar. Em 2009, abrimos uma sala de meditação em Redwood City, Califórnia; Em 2011, lançamos uma clínica de cuidados integrativos em Palo Alto, Califórnia; E em 2015 abrimos um belo centro de meditação em San Francisco e mudamos nossa clínica de cuidados integrativos lá. Também apresentamos nossas primeiras ofertas de meditação on-line, criadas para permitir que indivíduos em qualquer lugar participem desse caminho. Convidamos você a fazer parte desta jornada.