Transformar o Pensamento – Dez componentes essenciais

Tradução e adaptação de Elton Oliveira – extraído do site timetothink.com

Introdução
A qualidade de tudo que fazemos depende da qualidade do pensamento que antecede nossa ação.
A qualidade do nosso pensamento depende da forma como nos tratamos uns aos outros enquanto estamos pensando.
Os dez comportamentos que geram o melhor pensamento e criam as melhores condições para a sua transformação são conhecidos como os dez componentes de um ambiente de pensamento e são:
Atenção, Igualdade, Tranquilidade, Apreciação, Encorajamento, Sentimentos, Informação, Diversidade, Perguntas incisivas e o Lugar.
Cada componente é poderoso individualmente, mas a presença de todos os dez trabalhando juntos dá a este processo o seu impacto transformador.

Atenção

Atenção é um ato de criação.
A qualidade da nossa atenção afeta a qualidade do pensamento das outras pessoas.
Quando alguém está pensando em volta de você, grande parte da qualidade do que você está ouvindo é afetado pela qualidade da sua atenção. Na verdade, a qualidade da sua atenção determina a qualidade da vida das outras pessoas. Atenção, gerada pelo profundo respeito e interesse genuíno, e sem interrupção é a chave para um ambiente de transformação do pensamento.
A próxima vez que alguém pedir sua ajuda com um problema, lembre-se que a melhor ajuda que você pode dar é deixar que ela forme suas próprias ideias, cuidadosamente, em primeiro lugar. Na maioria das vezes, isso é tudo o que é necessário. Normalmente, a melhor solução para o dilema de uma pessoa está incipiente em sua própria mente. Tudo que você precisa fazer é criar as condições para que ela encontre e desenvolva a solução para o seu dilema. Atenção deste calibre é um ato de criação.
Então, se o bom pensamento é o seu objetivo, sua atenção consciente e generosa, quase certamente o produzirá.
Atenção: Escutar com respeito palpável e genuíno interesse, e sem interrupção.
Igualdade
Mesmo em um processo hierárquico, pessoas podem ser iguais como pensadores. Sabendo que você vai ter a sua vez melhora a igualdade da sua atenção.
Em um Ambiente de Pensamento, todos são igualmente valorizados como um pensador. Todos alternam momentos para pensar em voz alta e para dar atenção. Por saber que você vai ter a sua vez de falar torna a sua atenção mais genuína e descontraída e também faz o seu discurso mais sucinto.
Igualdade mantém a fala das pessoas tímidas ativa. Mas também exige que os mais quietos valorizem e contribuam com seu próprio pensamento. Em um Ambiente de Pensamento ninguém pode abdicar da responsabilidade de pensar. E a qualidade resultante de ideias e decisões elevadas significa que todos se beneficiaram.
Um Ambiente de Pensamento é também uma estrutura de fronteiras, permitindo que a verdadeira liberdade de pensar ocorra.
Igualdade: Tratar uns aos outros como colegas pensantes. Dando igual atenção – Mantendo Fronteiras e Contratos.

Tranquilidade
Tranquilidade cria, urgência destrói.
Tranquilidade, um estado interno livre de pressão ou urgência cria as melhores condições para o pensamento.
Mas Tranquilidade está sendo sistematicamente eliminada de nossas vidas. Tranquilidade é vista como o inimigo do lucro rápido, a ideia que você é o que você tem e que você controla o mundo do trabalho vem dominando. O mundo parece, de fato, selecionar os líderes viciados em urgência para conduzir as nossas organizações. Outros modelos de liderança são eliminados.
No entanto, se quisermos que as pessoas pensem bem com prazos impossíveis e dentro dos preceitos de “mais rápido, melhor, mais barato, mais,” devemos cultivar tranquilidade interna.
Isso leva a disciplina específica de um Ambiente de Pensamento, e que leva a preferência para a qualidade sobre a descarga de adrenalina.
Tranquilidade: a liberdade sem pressa ou urgência interna.

Apreciação
A realidade não é apenas ruim, é também boa. A mente exige uma consciência de ambos, a fim de trabalhar no seu melhor.
A sociedade nos ensina que ver o que é bom é ser ingênuo, e que ser crítico é ser informado, realista, sofisticado e adulto. E assim, em discussões somos convidados a concentrarmos em primeiro lugar, e às vezes somente sobre as coisas que não estão funcionando: as falhas, a iminência da crise, as imbecilidades cometidas.
A consequência disto é que nosso pensamento é, usualmente, baseado numa imagem desiquilibrada e incorreta.
Um Ambiente de Pensamento, por outro lado, requer uma imagem equilibrada, inclusive das verdades positivas sobre uma situação, pessoa, ou grupo. A expertise do Ambiente de Pensamento desenvolve uma relação de apreciação crítica de modo que os indivíduos e grupos possam pensar no seu melhor.

Encorajamento
Ser “melhor que” não é necessariamente “bom”.
A competição entre as pessoas garante apenas uma coisa: se você ganhar, você terá feito um trabalho melhor que a outra pessoa fez. Isso não significa, entretanto, que você terá feito um trabalho realmente bom.
Competir não garante excelência. Ela apenas garante o sucesso comparativamente. E o problema com isso é que nos distrai de descobrir o que pode ser realmente bom. A competição entre pensadores é especialmente perigosa. Ela mantém a sua atenção nos outros como rivais, e não sobre o enorme potencial de cada um para pensar de forma corajosa para si.
Um Ambiente de Pensamento evita a competição interna por meio de processos específicos para configurar uma pesquisa sincera, sem ameaças para boas ideias.
Encorajamento: Encorajar as ideias de vanguarda movendo-se através da competição interna.
Sentimentos
O medo contrai tudo, especialmente o pensamento.
O choro pode fazer você mais inteligente.
Depois do riso o pensamento melhora.
O pensamento bloqueia quando estamos chateados. Mas, se expressar seus sentimentos, o fluxo de pensando pode recomeçar. Infelizmente, não temos esta cultura em nossa sociedade. Pensamos que quando os sentimentos começam o pensamento para. E assim, quando começamos a chorar, por exemplo, imaginamos erroneamente que o pensamento para. Quando expressamos nosso sentimento interferimos no processo que ajuda a pensar com clareza novamente.
Então, da próxima vez que um colega ou amigo começar a expressar seus sentimentos, relaxe e demonstre acolhimento. Bons pensamentos estão por virar a esquina.
Sentimentos: Permitir a liberação emocional o suficiente para restabelecer o fluxo de pensamento.

Informação
Reter ou negar informações resulta em vandalismo intelectual. Enfrentar o que você vem negando leva a pensar melhor.
É uma verdade que informação é poder, ainda mais quando você quer que as pessoas pensem bem. As pessoas estão baseando suas decisões e ações em informações e suposições de forma constante. Quando a informação é incorreta e, portanto, os pressupostos são ilusórios, a qualidade das decisões e ações sofre.
A importância da informação pertence mais, obviamente, a fatos e dados. Mas também se refere ao fenômeno pernicioso da negação, a suposição de que o que está acontecendo não está acontecendo. Há questões específicas que podem trazer uma pessoa de forma segura frente a frente com o que é verdadeiro para que ela possa pensar bem sobre isso. Aprender a formular essas perguntas é uma faceta avançada de experiência do Ambiente de Pensamento.
Informações: Fornecer fatos, desmantelando a negação.

Diversidade
Quanto maior a diversidade do grupo, e quanto maior o acolhimento dos diversos pontos de vista, maior a chance de precisão do pensamento de vanguarda.
A realidade é diversa e para pensar bem precisamos estar em uma configuração tão real e, portanto, tão diversa, quanto possível.
Precisamos estar cercado por pessoas e grupos de identidade múltipla, e precisamos saber que não haverá nenhuma represália por pensar diferente do resto do grupo.
A série de perguntas que melhor revela e reforça a diversidade de um grupo é outro programa importante para produzir uma expertise de Ambiente de Pensamento.

Diversidade: É bem vindo o pensamento divergente e diversas identidades de grupo.

Perguntas Incisivas
Abaixo de uma hipótese limitadora encontra-se uma fonte de boas ideias. Uma pergunta incisiva irá removê-la, libertando a mente para pensar de novo.
Perguntas geram um pensamento melhor do que comandos ou instruções. Mas algumas questões são mais produtivas do que outras. O tipo mais eficaz de questão é a que chamamos de “Pergunta incisiva”. É qualquer pergunta que remove pressupostos que limitam o seu pensamento para que você possa pensar com clareza e dinamismo novamente. Uma pergunta incisiva faz isso substituindo o pressuposto falso limitante com um verdadeiro e libertador.
Este processo na melhor definição tem sido descrito como “uma ferramenta inacreditável de precisão e poder”. É inestimável desenvolver esta experiência, até mesmo uma abordagem geral para encontrar e remover os pressupostos limitantes pode gerar o pensamento livre.
Tudo nos seres humanos é movido por pressupostos. Podemos nos tornar consciente deles, remover os limitantes e, por meio de perguntas incisivas, viver de acordo com os libertadores.

Perguntas incisivas: Remover pressupostos que limitam nossa capacidade de pensar por nós mesmos de forma clara e criativa.
Lugar
Quando o ambiente físico afirma a nossa importância, pensamos de forma mais clara e corajosa. Quando os nossos corpos são cuidados e respeitados, nosso pensamento melhora.
Aprender a escolher e criar um lugar para o melhor pensamento de um grupo é outro aspecto do desenvolvimento de competências para criar um Ambiente Pensamento.
Ambientes de Pensamento são lugares que dizem as pessoas, “Você é importante”.
As pessoas pensam melhor quando elas podem chegar e perceber que o lugar reflete o seu valor – para as pessoas e para o evento. É uma forma silenciosa de apreciação.
Local: Criar um ambiente físico que diz para as pessoas, “Você é importante”.