Inovar: Todos podem, alguns necessitam.

Elton Oliveira

A inovação e a capacidade de mudar tornaram-se uma vantagem competitiva fundamental no universo organizacional contemporâneo. Segundo o The Economist (2007) a inovação é hoje, reconhecida como “o ingrediente mais importante em qualquer economia moderna”.  Embora a sociedade ocidental valorize bem mais o pensamento lógico e racional, o valor do pensamento criativo tem sido cada vez mais reconhecido dentro das organizações e na sociedade como um todo. Segundo Robert Quinn, o pensamento criativo está no cerne de três competências: 1) na capacidade de inovar e mudar, 2) no pensamento sistêmico e 3) no pensamento estratégico.

Se você fosse um executivo, gestor ou até mesmo um profissional de recrutamento e conseguisse selecionar perfis inovadores e geradores de mudança? E, além disso, soubesse que é possível inclusive buscar perfis que gerasse mudança ou inovação atendendo demandas  específicas? Se a inovação é tão importante você deve estar se perguntando por que as empresas não buscam selecionar estes perfis?  Se você fosse um executivo, gestor ou um profissional de recrutamento e pudesse selecionar perfis inovadores e geradores de mudança e pudesse, inclusive, buscar perfis que geram mudanças ou inovação atendendo à demandas específicas, você não daria preferência a estes profissionais? Você deve estar se perguntando: se a inovação é tão importante, por que as empresas não buscam selecionar estes perfis?

O conhecimento sobre a natureza humana é ainda muito cercado de mitos e confusões. A supervalorização dos perfis racionais na cultura ocidental é um dos fatores que  leva a isso. As empresas ainda usam teste de Q.I. que privilegiam perfis racionais em seu processo de seleção. A maioria dos testes usados nos processos de seleção apresentam deficiências em caracterizar e identificar a aptidão para inovar e gerar mudança. Aqueles oriundos de Carl Jung (M.B.T.I., Insigths e outros) apresentam deficiências na combinação dos fatores excluindo alguns perfis.  Os testes advindos de Willian Marston (D.I.S.C., P.I, Thomas e outros) sequer consideram as aptidões do campo da inovação e da mudança entre seus quatro fatores. É importante salientar que as duas obras que fundamentaram os testes citados acima foram escritas na década de 20 do século passado e muitos conhecimentos novos foram desenvolvidos desde então. Em meu livro ESTILOS PSICOLÓGICOS, faço a análise destes testes com profundidade e fundamentação metodológica.

Todos os tipos de perfis podem ser inovadores. Este fator está presente em todas as pessoas. Em algumas ele se manifesta de forma natural, como uma aptidão, enquanto que para os demais, inovar e gerar mudança não é algo natural para o perfil. Quando presente em uma personalidade de forma natural, este fator se torna também uma necessidade psíquica. Se o ambiente impedir que o profissional gere mudança e inovação ele entrará em sofrimento psíquico. Sua presença em determinada área de uma organização muitas vezes tem “prazo de validade”. Quando as mudanças importantes são realizadas, se sentem desmotivados e necessitam buscar novos desafios, de modo que o período de permanência num mesmo setor não dura mais que dois a três anos.

No modelo tipológico que apresento em meu livro ESTILOS PSICOLÓGICOS denomino este fator de visionário. Apresento-o como uma função mental reflexiva que necessita agregar algum elemento aos objetos da sua percepção. A combinação deste com os demais fatores (racional, pragmático e afetivo) indicará uma aptidão especifica para inovar e gerar mudança. Dessa forma alguns perfis poderão ter melhores condições para gerar mudanças envolvendo as pessoas, outros priorizarão os processos, produtos, mercados e assim por diante.  Quando identificamos uma necessidade de mudar ou gerar inovação é necessário identificar qual o perfil com mais aptidão para esta necessidade.

Elton Oliveira é autor do livro ESTILOS PSICOLÓGICOS, coach e professor em MBAs e especialista em gestão da carreira.

No livro ESTILOS PSICOLÓGICOS você encontrará mais detalhes sobre estilo de mudança e inovação.  Compre aqui o livro.

Conheça seu estilo e como você inova e gera mudança